Conceito:
ARQUIVO DE REMESSA:
Gerado pelo sistema em formato (.rem) o arquivo de REMESSA serve para informar ao banco os títulos à receber emitidos pelo sistema web contra os seus clientes, possibilitando assim quando houver pagamento de títulos, reconhecer, através das informações ali contidas no arquivo quais foram os pagamentos e o que ainda continua pendente, através dessa comunicação entre o banco e o sistema. Esse arquivo deve ser gerado em nosso sistema e enviado ao banco através do gerenciador financeiro da conta em questão separados por "portador" por exemplo se temos duas contas com homologação bancária ativas no sistema uma no Bradesco e outra no Banco do Brasil, teremos que movimentar dois arquivos de remessa um para cada portador, e assim sucessivamente. A frequência do envio dependerá da movimentação de cada empresa, por certo sempre que findar o dia e tiver movimentação de títulos nesse portador.
Será gerado um arquivo, o mesmo deve ser guardado em um local seguro, pois será utilizado posteriormente para envio ao banco, através do Gerenciador Financeiro.
ARQUIVO DE RETORNO:
É o oposto da remessa em formato (.ret) é o arquivo que deve ser captado diretamente do gerenciador financeiro do banco e inserido no sistema web sempre no dia posterior ao envio da remessa, ou todas as vezes que tiver boletos vencendo para que o banco possa informa ao Cliente que "o" ou "os" boletos foram pagos e dessa forma o sistema web fará a baixa automática dos arquivos que foram compensados.
Pronto dessa forma se tiver títulos pagos no arquivo será baixado no sistema de forma automática e assim todas as vezes em que o arquivo de retorno for importado.